quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

SAÍDA DE CAMPO NAS NASCENTES, ARROIOS E RIO DOS SINOS

Iniciamos a nossa saída de campo com a visita na nascente do arroio Araçá em Canoas no bairro Estancia Velha, na fonte Dona Josefina situada onde antigamente era a fazenda Gravataí. A nascente é pequena, porém suas águas são bastante limpas. O que nos chamou atenção é o fato de que a nascente pode secar por questões ambientais como poluição e escavação de poços.
Logo, depois fomos ver os arroios que dão a continuidade a nascente. Observamos que o ambiente está muito poluído, as águas formam uma grande quantidade de espuma devido ao excesso de resíduos químicos encontrados em produtos como shampoos, sabonetes, detergentes, sabão em pó, etc. que são despejados junto aos esgotos diretamente no arroio.
Continuando a nossa exploração, fomos mais abaixo do arroio, e encontramos um ambiente ainda mais poluído. Vimos muito lixo acumulado nas margens do arroio, muitos animais abandonados e famílias ribeirinhas em situações de vulnerabilidade. Nossa última parada foi na Praia do Paquetá que com o aumento de moradores na região esta praia se tornou poluída e considerada imprópria para banho. Apesar deste fato as pessoas tomam banho e pescam na praia. Por ser um afluente de rio, as águas são muito profundas, e infelizmente todo ano há afogamentos nesta praia.
Concluindo este relato, pessoalmente achamos que os arroios poluídos deveriam ser tratados, pois o cheiro é desagradável, tem uma proliferação muito grande de insetos e as pessoas e os animais se intoxicam tomando a água imprópria para o consumo. E não só a população da nossa cidade como todo meio ambiente só teriam a ganhar se as nossas águas fossem tratadas com mais respeito, protegidas e preservadas por todos.

Tribo Ecogama
EEEF Vasco da Gama - Canoas
Redação criada a partir da saída Caminho das águas realizada em 17/10/2018
Por Janaína de Carvalho - 7º ano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário