quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A IMPORTÂNCIA DOS ARROIOS PARA O MUNICÍPIO DE CANOAS: UM POUCO DA HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM A QUESTÃO AMBIENTAL


O caminho das águas começa nas nascentes, percorre um longo caminho até chegar a sua foz.  Os arroios para o município de Canoas são de vital importância, para a comunidade canoense, sendo imprescindível que haja uma educação ambiental.

Segundo MOUSINHO, 2003:                       
                                                                       “Educação ambiental é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.”

Nascente Dona Josefina – um pouco de sua história
A nascente D. Josefina começou em uma colina formada pelo pampa, onde antigamente o dono se chamava Pinto Bandeira.  Ao chegar por aqui, Pinto Bandeira se deparou com planícies inundadas (banhados) e terrenos planos entre relevos coxilhados. O estabelecimento de sua estância como primeiro núcleo social na região culminou na criação de nosso município. Escolheu uma das áreas mais altas da região, a Colina do Abílio, para construir a sede de sua fazenda.
Quando ele faleceu, sua neta, Rafaela, herdou esse lugar.  Após a morte de Rafaela, seu genro ficou com a herança. O mesmo acabou vendendo para a família Rosa.
Hoje em dia, a nascente se chama Dona Josefina. Ela foi construída em 1904, por Antônio Lourenço Rosa. O nome é uma homenagem à esposa de Rosa. Na nascente há uma proteção feita de tijolos maciços.
É importante lembrar que esse espaço na fonte servia de parada aos viajantes, com acampamento dos carreteiros, onde sesteavam, davam água para os bois e até pernoitavam.  Nessa época já se caracterizava o final do tropeirismo, com o advento das ferrovias e estradas e caminhões.
Ao longo do caminho da nascente, encontram-se muitas árvores caídas e que atrapalham a passagem da água. Já as matas ciliares servem como proteção às nascentes, assim impedindo o deslizamento de terra.
As espumas que surgem em função da poluição poluem a água, ficam presas e têm um cheiro ruim.  Essa poluição ocorre em função do lixo e/ou dejetos que as pessoas lançam na água.
Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.
A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.
Preocupar-se com a escassez de água em um planeta que tem 75% de sua superfície coberta por água parece absurdo. No entanto, a maior parte desse volume encontra-se nos mares e oceanos - água salgada, imprópria para o consumo.
A água é muito importante para a vida em nosso planeta. Somente 3% da água no mundo é potável, ou seja, própria para beber. Sendo que cerca de 12% da água mundial está concentrada no Brasil.
O que  preocupa é que o nosso país não cuida da água. Desse jeito, o futuro pode nos reservar água poluída, ou pior, não termos o que beber, o que seria o fim da vida no planeta. Então, se não tratarmos e cuidarmos da água agora, podemos até não ficarmos sem água ainda, mas nossos filhos e netos terão que pagar a conta.

Tribo Guardiões em Cena
EMEF Nancy Pansera - Canoas
Artigo criado a partir da saída Caminho das Águas realizada em 22/10/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário