quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

NASCENTES DE ESTEIO E SAPUCAIA


Na saída a campos no dia 16/10/18 visitamos arroios e nascentes de Esteio e Sapucaia, tinha  local, por que havia muitos lixos. Mesmo assim havia lixo ainda ao redor, isso poderia trazer para os moradores de vários animais lá como pássaros, aranhas e etc... Tinha muito lixo lá no meio, tinha muitos mosquitos, foi uma experiência nova para nós. Para lembrar que antes da gente visitar as nascentes a equipe de meio ambiente deu uma limpada na região... 
Eles limparam e as pessoas ajudaram, a Maria Inês falou sobre o ciclo da água a Maria falou sobre o poço artesiano, eles falaram de lençóis de água, aves e entre outros,eles falaram sobre fauna, caramujos, aranhas, aves e árvores frutíferas.
Depois vimos o arroio de Esteio (ele está mal cuidado).
Rio dos Sinos está mal cuidado também. Depois vimos a Praça Céu que tem arroio também.

Antigamente ocorria muitas enchentes aos redores. Algumas eram muito graves. Antigamente não precisava chover muito para alagar tudo, algumas pessoas que recém tinham comprado móveis novos perdiam tudo com esses alagamentos. Pessoa pegavam muitas doenças. Pessoas tinham que sair de suas casas por que a água tampava a casa, uma vez a água passou da cintura e várias pessoas perderam tudo por causa da enchente. Mas agora está tudo diferente, a prefeitura reformou os arroios e bueiros e entre outros. Desde então não tem mais alagamentos, pode chover bastante que não alaga, sim, está tudo mudado, mas se continuar as pessoas jogando lixo vai voltar como era antes. 

 

Essa foi nossa visão, nossa experiência da saída a campo! 

Tribo Guardiões da Mata
CMEB Eva Karnal Johann - Esteio
Reflexões a partir da saída Caminho das Águas realizada em 16/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário