quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

PRIMEIRA SAÍDA DE CAMPO: CAMINHO DAS ÁGUAS


A primeira saída a campo da segunda edição do projeto Tribos em Cena, com a tribo Ecothanos, da Escola Caetano Gonçalves da Silva, fez a rota do caminho das águas em Esteio, no dia 25 de outubro de 2018, passando pelo Arroio Sapucaia e Esteio.    
A visualização da possível nascente do Arroio Esteio, no Bairro Três Marias, em relação à água, foi comovente e impactante, havia resquícios de lixo e entulhos, encontramos ovas de sapos, mas a fauna era escassa nesse local, a água em um estado de contaminação bem elevada devido a falta de mata ciliar, que é a vegetação que protege e inibe a contaminação externa na água.
Já no Arroio Sapucaia, a água estava em melhor estado, com uma presença mais numerosa de vegetação às margens do arroio e com a fauna mais conservada. Passamos por muitos pontos onde a comunidade ajudava nos cuidados e limpeza da área, outros nem tanto.
De uma forma ou outra, a conscientização necessita ser reforçada a respeito dos cuidados com nossos arroios, em que a população entenda o impacto ambiental que pode gerar através de simples atos de cuidar do que o planeta nos oferece, de sermos exemplo. Nós, do projeto, temos essa missão, e a cumpriremos da melhor forma possível.


Tribo Eco-Thanos
EEEM Caetano Gonçalves da Silva - Esteio 
Redação criada a partir da saída Caminho das águas realizada em 25/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário