quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO: CAMINHO DAS ÁGUAS


Data: 19/10/2018
Local de Saída: CMEB Vila Olímpica.
Horário de Saída: 08:00hs
Horário de Chegada: 11hs e 40min

Itinerário: Saímos do CMEB Vila Olímpica e nos dirigimos até a escola Flores da Cunha para buscarmos os alunos de lá,seguimos até a nascente do Rio dos Sinos, descoberta no município de Esteio, após seguimos para a Praça Céu onde próximo está o Arroio Sapucaia e por último visitamos o Rio dos Sinos.

1ª Parada: A primeira parada foi na nascente descoberta recentemente no município de Esteio, localiza no bairro Três Marias. Observamos a nascente que tinha um aspecto de um lago de água parada. Em seu entorno havia árvores e arbustos, observamos maricás e amoreiras. No tronco de uma das árvores observamos briófitas. Visualizamos caracóis, em uma das árvores dentro da nascente havia muitos ovos de caracóis. Próximo da nascente há uma metalúrgica desativada. Não se observou acúmulo de lixo, pois o local está sendo preservado, anteriormente a descoberta da nascente havia muito lixo no local.
2ª Parada: A segunda parada foi na Praça Céu onde fizemos um lanche e ouvimos algumas informações. Após, observamos o Arroio Sapucaia e a Foz do Rio Guajuviras. Nas margens do rio, observamos mata ciliar em apenas um dos lados, ele faz divisa com a Petrobrás. Segundo informações, já se observou peixe dourado e pássaros como o Martin Pescador nesse local. 
3ª Parada: A terceira parada foi no Rio dos Sinos, o rio possui esse nome porque ele é sinuoso, ou seja, tem muitas curvas. Esse rio é bastante poluído, mas ainda possui peixes, pois visualizamos a pesca. Havia muito lixo em seu entorno e pouca mata ciliar. A nascente do Rio dos Sinos se localiza em Caraá, próximo a Maquiné.

Com essa saída de campo observamos a importância de preservarmos a água e o meio ambiente. Pois dependemos da água e do meio ambiente como um todo para nossa sobrevivência.

Tribo Olímpica
CMEB Vila Olímpica - Esteio
Relatório produzido a partir da saída Caminho das Águas realizada em 19/10/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário