quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

SAÍDA A CAMPO CAMINHO DAS ÁGUAS DE ESTEIO


     Nossa saída a campo estava marcada para dia 23 de outubro, mas devido ao mau tempo foi remarcada para o dia 25. Nesse dia amanheceu nublado, mas logo o sol abriu, nos brindando com um lindo dia.
     Saímos da escola no ônibus fornecido e juntamente com a escola Caetano nos dirigimos a primeira parada. Visitamos a “nascente” do Arroio Esteio. As aspas indicam que não é exatamente uma nascente, pois ainda está em fase de estudos pela prefeitura de Esteio, conforme nos foi explicado pelos seus representantes.
     O local fica no Bairro Três Marias em um terreno com bastante mata, porém com muito descarte de lixo pelos moradores locais. A nascente forma um pequeno laguinho com varias árvores a volta. De fauna foram observados alguns ovos de sapos, pássaros e diversos insetos. A flora era bem variada, com algumas espécies conhecidas de árvores, arbustos e plantas aquáticas.
     Retornamos ao ônibus e seguimos costeando o Arroio Sapucaia e observamos que a mata ciliar do lado de Canoas segue bem preservada enquanto que do lado de Esteio é praticamente inexistente, com muitas casas ocupando seu lugar. Descemos novamente do ônibus no Bairro São José, onde fomos observar o Arroio Esteio. Pudemos ver as obras de canalização do Arroio, e também algum lixo dentro das águas.
     O cheiro não era nada agradável, evidenciando a poluição das suas águas. Retornamos ao ônibus e seguimos até o entroncamento entre os Arroios Sapucaia e Esteio e seguimos observando as obras feitas. Mais à frente observamos mudas plantadas no lado de Esteio, e a funcionária da prefeitura explicou que era um projeto de recuperação da mata ciliar da prefeitura de Esteio.
     Paramos para uma palestra na Praça CEU sobre a importância das águas, da separação do lixo e da educação ambiental, onde representantes da Petrobras vieram para nos encontrar. Após a palestra, realizamos um lanche e seguimos nossa saída a campo.
     Caminhamos até a beira do Arroio e observamos a estação de tratamento de águas de um condomínio próximo, que depois liberava suas águas no arroio. Podemos ver novamente muita poluição nas águas e algumas aves que ainda conseguem sobreviver, buscando o seu alimento nessas águas.
     Seguimos então até o Rio dos Sinos, que, na nossa opinião foi o lugar mais interessante pois tirando todo o lixo que tinha e das águas poluídas, era um lugar muito bonito. Na beira do rio observamos a mata ciliar bem preservada dos dois lados, porém no local em que estávamos havia ocupação humana, com uma casa e diversos animais domésticos, como cães, galinhas e galos. Ainda vimos mais ao longe atividade econômica de extração de areia, com diversas máquinas e caminhões.
     Fizemos um mutirão para recolher o lixo na beira do rio, separaram as escolas Loureiro e Caetano para a coleta. Todos os sacos de lixo que tínhamos levado ficaram repletos de lixo, o que nos deixou muito tristes.
     Retornamos para o ônibus, que nos levou de volta, onde nos despedimos dos colegas da escola Caetano e chegamos na nossa escola.
     Lamentável que a conclusão da nossa saída a campo teve que ser a constatação da destruição da nossa natureza pelo homem. Mas pelo menos tivemos a oportunidade de ver a insalubridade de nossos arroios e rios, o que nos alertou de que precisamos fazer algo a respeito.  Saímos com a convicção de que precisamos acreditar que nosso projeto poderá ajudar a sociedade e não será nada em vão.

Tribo dos Pampas
CE José Loureiro da Silva - Esteio
Relatório produzido a partir da saída Caminho das Águas realizada em 25/10/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário