quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exercendo o Protagonismo

No período entre 21 de novembro a 11 de dezembro de 2018 ocorreu a avaliação do primeiro semestre do Projeto Tribos em Cena -  2ª Edição, com dinâmicas de encerramento de ano e projeção para 2019.
As atividades baseadas nos 4 Pilares da Educação - aprender a ser, a conviver, a aprender e a fazer, com patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, iniciaram em julho/2018 e irão até junho de 2020.
A Coordenadora Jeane Kich encaminhou este momento de avaliação através de dinâmica realizada com postites.  No primeiro momento, a medida que cada tribeiro ia colando em uma folha de ofício uma palavra resumindo o semestre, ia justificando, também, sua escolha.
Surgiram palavras como: surpreendente, fantástico, fundamental, diferente, inspirador, interessante, inovador, importante, informativo, legal, renovação, esperança, responsabilidade, cuidado, aprendizado, respeito, ...
No segundo momento do encontro os tribeiros foram desafiados a ampliar sua observação, visão crítica e admiração da natureza nas férias, através da postagem de fotos do meio, no facebock da Tribo,a partir de suas cidades, durante seus passeios.
Para finalizar foram ainda provocados a registrarem seus próprios desafios para o ano de 2019. Foi dado um tempo para debaterem e colocarem em cartaz suas propostas, sendo apresentado para a Coordenação do Projeto, com todos assinando o compromisso conjunto, finalizando, assim, o encontro.
No primeiro encontro de cidadania de 2019 tal material será retomado, pois é o passo inicial para a construção de suas Agendas XXI escolares, com o apoio de seus professores e orientação da Assessora Pedagógica do Tribos em Cena - professora Maria Inês Pacheco. 
PARABÉNS TRIBEIROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário