quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

CRÍTICAS AMBIENTAIS



Na nossa primeira saída de campo, nós visitamos a nascente Dona Josefina localizada na Rua Santos Ferreira na cidade Canoas. A localização da nascente  é  em uma região com maior altitude do município, o proprietário da conhecida chácara dos Rosas construiu uma proteção de tijolos que servia para proteger a nascente, Foi decorada para sua amada e também recebeu o nome em sua homenagem - Dona Josefina, estavam presentes estruturas semelhantes a castelos e árvores existentes até hoje, além de uma pequena estrutura semelhante a de um oratório, que foi criado para proteger um "olho d'água" para não ser pisoteado por animais da região.
Na própria nascente e na extensão dela temos muita poluição, coisas como: garrafas pet, garrafas de vidros, bebidas alcoólicas, cigarros, plásticos, produtos de limpezas e bastante lixo, e a falta de conservação do governo. Por conta dessa poluição, poderíamos tomar água, tomar banho e usar a água para lavar roupa, mas infelizmente hoje, isso não é mais possível por causa de encanamentos e enchentes que trouxeram muita poluição para lá, as construções afetaram muita a água como por exemplo, encanamentos, estradas, moradias e um cemitério.
Naquela nascente existe um tipo de vegetação típica, ela se chama Mata Ciliar faz com as folhas de arvores e plantas protegiam a nascente Dona Josefina como se fosse um cobertor , mas infelizmente hoje esta vegetação esta meio acabada hoje em dia por causa dos seres humanos que as vezes estragam bastante a natureza nos anos de hoje.
A poluição é constantemente um dos problemas ambientais mais fortes no mundo e vem afetando bastante o meio ambiente. Isso acontece bastante na extensão da nascente e na própria Dona Josefina, porque lá são lugares quase inalcançáveis para cuidar, por isso precisamos de ajuda da CORSAN (Companhia Rio Grandense de saneamento). Essas águas da extensão e da nascente são tratadas por sabão em pó e cloro, por causa de plásticos, garrafas e etc. que impedem a purificação da água.

Tribo Tupi Lampert
EEEM Miguel Lampert - Canoas
Redação produzida a partir da saída Caminho das águas realizada em 19/10/2018
Por Lucas B., Gabriela, Fernanda França, Rafaela Vaz, Bernardo Marafigo/Turma 71

Nenhum comentário:

Postar um comentário