quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Guardiões da Mata no Rio Gravataí: por mais Rios Limpos

Relatório sobre a  saída de barco
No dia 16 de maio de 2019 fizemos um passeio de barco pelo Rio Gravataí. Ao longo do passeio, o instrutor e geólogo Sérgio foi nos dando informações sobre o rio. Cada lugar do rio tem uma profundidade diferente.
Costuma-se dizer que o Rio Gravataí é o mais poluído do RS. O rio é poluído porque nós mesmos jogamos lixo nele, porém, na verdade, ele não é tão poluído quanto se fala porque muitos pescadores e pessoas da região usam a água para diversos fins. A 40 anos atrás cerca de 400 mil pessoas dependiam da água do rio para viver. Hoje, mais de 1 milhão de habitantes das regiões de Gravataí, Glorinha, Canoas, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada dependem da água do rio. A cor da água é escurecida por conta da incorporação que sofre a uma rocha presente no Rio, a qual é chamada de bica por algumas pessoas.
Muitas pessoas acampam nas margens do rio e pescam nele. Existe um quilombo chamado Anastácia nas margens do Rio que foi formado por negros que fugiam dos fazendeiros durante o período da escravidão.
Depois do passeio de barco, visitamos a estação de tratamento de água da Corsan, próxima ao Rio para aprendermos sobre os processos de tratamento da água retirada dele. Lá, aprendemos que são retirados cerca de 500 litros de água por minuto do rio e essa água sofre vários processos para se tornar potável e própria para o consumo. Assim, são formados flocos e depois a água é filtrada.
Nós da Tribo Guardiões da Mata achamos muito positiva essa experiência e muito interessante, presenciamos muitas coisas bonitas, aprendemos muito e conversamos com educadores que esclareceram todas as nossas dúvidas. Essa saída foi muito agradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário