quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Quando as Tribos se encontram: Guardiões da Mata e Por Fi Gá


Dia 29 de Abril fomos a tribo Kaingang. 
Saímos da escola 8 horas, chegamos em São Leopoldo na tribo 8:30, esperamos o depoimento do cacique na aldeia. 

Os índios trabalhavam fazendo artesanatos para sustentar suas famílias. Eles também faziam objetos para caça, para sustentar sua família, não só sua família mas também é tribo inteira, porque eles são bem unidos. 
Conhecemos o cacique da tribo, ele se chama Josué Caierol, fomos também nesse dia com cacique em uma nascente, fizemos uma trilha, caminhamos bastante e quando chegamos lá nascente, ele nos benzeu com a água da nascente. Depois continuamos andando na trilha...
Falamos também com o vendedor de artesanato e ele falou que vende aqueles artesanatos diariamente e os faz todos os dias. 
Também conversamos com o educador chamado Wesley Mausá ele nos deu um depoimento, falando e explicando um pouco como funciona a tribo. Ele nos deixou fazer algumas perguntas para a tribo deles. Mas nascentes tinham bastante árvores frutíferas que dão sementes para que nos índios possam usar no artesanato. Também assistimos uma apresentação, eles cantaram e dançaram. 
Eles caçavam animais; capivara, ratão, morcego e etc.. eles ensinam as crianças da tribo sobre as origens deles. Ensinam o alfabeto, como se faz as letras, eles também juntam comida para distribuir para as famílias.
11:30 Saímos da tribo e chegamos na escola 12:00.


Tribos em Cena/Guardiões da Mata/Eva Karnal

Nenhum comentário:

Postar um comentário