quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Quando as Tribos se encontram: Eco-Thanos e Por Fi Gá


Saída de campo pelo projeto Tribos em Cena: Conhecer a Tribo Kaingang.
No dia 26 de abril, nós alunos, participamos juntamente com as professoras, da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva da saída de campo organizada pelo Projeto Tribos em Cena para conhecer a Tribo Kaingang em São Leopoldo.
Ao chegarmos observamos uma árvore grande, e muito bem enraizada na área onde está localizada a Tribo. Os costumes e a cultura dos Kaigangs é muito bem visível, notável, forte e presente dentro da tribo, como as raízes da árvore.
O artesanato confeccionado pelo indígenas da Tribo tem como principal proposta o próprio sustento. É muito interessante de observar o carinho e a dedicação com que os objetos são confeccionados, sempre com cores e características bem presentes.
A palestra de um dos Conselheiros da Tribo, nos deu a oportunidade de conhecer e saber um pouco mais sobre a história da Tribo Kaingang, suas origens, costumes, crenças, organização dentro da comunidade indígena, e a relação do índio com o homem branco nos dias atuais.
A caminhada até a nascente foi muito divertido, tivemos o privilégio de observar a natureza em volta da Tribo e o quão bonito é, muito rica em árvores e vegetação. As crianças que vivem na Tribo desbravam o local com muita familiaridade. Ter sido abençoado pelo Pagé foi muito interessante, pois nos transmitiu confiança e força para continuarmos fazendo o nosso trabalho na escola e na comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário