quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Cine Diversidade - 1º Semestre 2019

Objetivo - Iniciar os alunos participantes do Projeto Tribos em Cena no universo do audiovisual com formação em linguagem e práticas: noções de produção, manejo dos equipamentos, fotografia, som, vídeos, edição, finalização e exibição, em oficinas realizadas na ULBRA Canoas.
Culminância criação de curta metragens sobre a temática socioambiental conjuntamente com as vivências realizadas no projeto. A Oficina de Cinema é uma oportunidade dada durante 6 meses, com 10 horas mensais para 20 alunos, em dois turnos. Acontece nos dois semestres em 2019 capacitando 40 alunos participantes das 15 Tribos. Estes Tribeiros terão a oportunidade de apresentar suas ideias, criar roteiros, preparar a produção e elenco, bem como atuar, filmar e editar para apresentação no Festival de Encerramento do Projeto Tribos em Cena em junho de 2020, na ULBRA.
A oficina de cinema com o primeiro grupo de alunos começou no mês de março/19. Em parceria com o Cine Diversidade, um projeto do curso de jornalismo da Ulbra, a oficina foi ministrada pelas professoras Gabriela Almeida e Ana Acker e realizada dentro das dependências da Universidade.
Os tribeiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do espaço do audiovisual, conhecendo o antes e o agora. Eles passaram por aulas de fotografia, cinema e a prática para o documentário o qual ficaram responsável por produzir, trazendo como tema o desenvolvimento sustentável. Além de aprenderem sobre técnicas audiovisuais, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre temas relevantes, como sustentabilidade e problemas sociais.
Neste primeiro semestre alunos das escolas EEEM Caetano G Silva. CMEB Flores da Cunha e Vila Olímpica  de Esteio; e EEEF Vasco da Gama e Cel Vicente Freire, EMEF Paulo Freire, Erna Wurth de Canoas, participaram em oficinas:
Dia 4 de julho, o projeto Cinema Nosso do Rio de Janeiro, patrocinado também pela Petrobras, esteve na Ulbra Canoas filmando os alunos do Tribos em Cena que participam da construção de documentários socioambientais.
A Petrobras selecionou 24 projetos socioambientais, da rede Petrobras, para fazer parte da série que o projeto Cinema Nosso está construindo e o Tribos em Cena estava entre eles.

Os tribeiros participaram de uma roda de conversa onde contaram um pouco dos processos de gravação e edição dos documentários, além de ouvirem os integrantes do Cinema Nosso, sobre o projeto, sobre a carreira do profissional da área em que eles estão e a própria profissão no audiovisual, do cinema.

Também estiveram na escola Erna Wurth de Canoas para gravar com os alunos que produzem o sabão ecológico, o mapa com tampinhas de garrafa e o prospecto da horta suspensa.

Eis alumas imagens dos momentos de construção dos documentários.
Para saber mais visite aqui:
O Semestre encerrou-se num belo cenário.


O segundo grupo iniciou em Agosto de 2019 e contemplou tribeiros das Escolas Sete de Setembro, Jussara Polidoro, Miguel Lampert, Nancy Pansera e Guajuviras de Canoas, como também, Camilo Alves, Osvaldo Aranha e Eva Karnal de Esteio.







O Tribos em Cena é um projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário