quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Quando as Tribos se encontram: Eco Ambiente Jupol e Por Fi Gá

ALDEIA KAINGANG

Dia 4 de maio de 2019, a Tribo Eco Ambiente Jupol do colégio Jussara Maria Polidoro, em uma saída de campo do projeto Tribos em Cena, foi visitar e conhecer a aldeia indígena kainkang.
Os kaingangs vivem nos seguintes Estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande Do Sul e São Paulo,
La, logo na chegada, vimos seus trabalhos com artesanato que eles mesmos fazem , achei muito interessante, achei top, tudo que eles conseguem fazer, admirada acho que é a palavra certa.

Depois fomos para escola deles, onde preparam uma palestra com o cacique Josué Kanheiro e o historiador Demétrio Leite, eles nos falaram um pouco mais sobre sua cultura fascinante.
Vimos umas das danças tipicas deles, conhecemos a língua deles, que não me recordo o nome, eles tem a própria politica, as próprias regras, vivem de seus artesanatos, tem cadeia, postos de saúde, todos são famílias, todos são irmãos.
Fizemos uma trilha na mata que eles tem la. As crianças conversando entre si, na língua deles, foi tão legal, claro que eu e minhas colegas brincamos e perguntamos algumas coisas pra elas.
Foi uma experiência nova, sobre o meio ambiente, hoje em dia é muito mais complicado viver da natureza, pois não tem as mesmas coisas que uns anos atras, muito desmatamento, queimada, caças, hoje tudo é comercio.
Bom pra finalizar;
Todos nos somos índios...
Texto organizado pelo Tribeiro Filipe Alexandre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário