quinta-feira, 4 de julho de 2019

Lançamento do Livro Relatos e Retratos em Canoas e Esteio

Além do lançamento na Tribo Por Fi Gá, em abril, o Livro Relatos e Retratos - Quando as Tribos se Encontram teve seu lançamento nas cidades de Canoas e Esteio, em Junho/2019.
Em Canoas aconteceu dentro da programação da Feira do Livro na manhã e tarde do dia 14 de junho de 2019.
Participaram vários parceiros: Ex Cacique Antonio da Tribo Por Fi Gá, integrantes das Secretarias Municipais, Parceiros Voluntários Porto Alegre, CICS - Câmara de Industria, Comércio e Serviços de Canoas, Escola Guajuviras, amigos voluntários e visitantes da Feira.
No Auditório Central da Feira Jeane Kich, Diretora Executiva da Parceiros Voluntários Canoas, relata como se deu a parceria para a escrita do livro e seu lançamento. A Assessora Pedagógica do Projeto Tribos em Cena Maria Inês Pacheco relata o envolvimento dos Tribeiros das Escolas inscritas no movimento socioambiental e o Historiador Demétrio Leite fez um rápido apanhado da história indígena kaingang.
O livro foi entregue aos Secretários Jocelito Constâncio do Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo Rabaioli do Meio Ambiente, Eliane Freitas Escobar da Educação, Roberto Tietz dos Direitos Humanos e Mauri Grando da Cultura que prestigiaram a mostra.
Também receberam o Livro: a Patrona da Feira, Maria Luci Leite e a Presidente do COMDICA, Adriana Rublescki.
No segundo momento do lançamento os autores receberam amigos no Café Literário e entregaram o livro em mesa de autógrafos, registrando-se em fotos.

Em Esteio aconteceu o lançamento no Auditório da Prefeitura Municipal organizado pela Secretaria de Educação com as presenças de representes de escolas e alunas do Liberato Salzano que realizaram o registro do momento para um trabalho escolar. 
 O Diretor de Educação Wagner Santos Chagas agradece a presença de todos e apresenta o objetivo do encontro e a Coordenadora Executiva Jeane Kich apresenta os demais autores do livro. Todos relatam a sua visão da experiência com a Tribo Por fi Ga que resultou no livro do Projeto.
Tribeiros e professores das Escolas Camilo Alves,  Vila Olímpica e Osvaldo Aranha complementam a apresentação com depoimentos sobre a participação no Projeto Tribos em Cena.
Na sequência foram entregues livros para as representações que prestigiaram o encontro. À equipe das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente,  Centro de Formação Teresa Verzeri, Conselho da Igualdade Racial, Conselho da Criança e do Adolescente, Fundação Liberato, Escolas Edwirges Fogaça, Flores da Cunha, Eva Karnal, Osvaldo Aranha, Vila Olimpica e Camilo Alves. 
O Diretor Wagner encerra o encontro quando são chamados todos os representantes das Escolas integrantes do Projeto Tribos em Cena para o registro em foto. 
Participaram Katiussa Silva, Amanda Bastos, Jaqueline Nascimento e professora Hellene Guimarães da escola Flores da Cunha; Clineu Martinez, Amanda Gomes, Erica Santos, André e professor Marcelo Viana da escola Eva Karnal; Manoela Fernandes e professora Claudia Fleck da escola Osvaldo Aranha;  Maria Eduarda Fernandes, Eduarda Cunha, Gabriel Dutra, Rafael Lessa e professor Sergio Roth da escola Camilo Alves; Amanda Ferreira, Larissa Kohlz, Maickel Mendes e professora Joseli Silva da escola Vila Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário