quinta-feira, 9 de junho de 2016

Índios Kaingang recebem doação de alimentos

Após um mês de mobilização, as escolas participantes do projeto Tribos em Cena arrecadaram um total de 550 kg de alimentos não perecíveis para a comunidade Kaingang. A entrega dos donativos na reserva indígena foi realizada durante a tarde do dia 8 de junho.

550 kg de alimentos arrecadados

Na ocasião, o  cacique Antonio dos Santos discursou sobre o esgotamento das riquezas naturais e a necessidade de preservarmos a cultura do povo indígena. "Cada idoso que morre é um livro que se fecha", profere. Relatando a dificuldade nas vendas de artesanato, ele ressalta a importância desta contribuição para alimentar as 50 famílias que habitam o território: "Eu agradeço a todos os alunos por nos olharem como irmãos, por terem contribuído da maneira que puderam".

Cacique Antonio dos Santos conversa com o grupo


A professora Vilmara Lia Querval, representante da EMEF Governador Leonel de Moura Brizola, afirmou que a entrega de alimentos é resultado de um trabalho anterior de aproximação com a comunidade Kaingang. “Este momento é uma parte das ações que nós viemos desenvolvendo durante todo o ano, de um projeto maior”, explica. 

Escolas sugerem ações futuras

Ao longo do encontro, as instituições de ensino sugeriram atos futuros, como a abertura de espaços para a comercialização de produtos indígenas e a doação de agasalhos e cobertores para a comunidade no período de inverno. Preocupados também com a sustentabilidade, os alunos destacaram a preservação da nascente local como uma atitude fundamental e inadiável. A ideia de organizar um acervo bibliográfico na reserva, para auxiliar na aprendizagem dos moradores, também está sendo discutida.

Um comentário:

  1. "Cada idoso que morre é um livro que se fecha".
    Temos "muuuuiitooo" que aprender com esta cultura.
    Que ótima oportunidade!

    ResponderExcluir