quarta-feira, 22 de junho de 2016

Documentário resgata a cultura do povo Kaingang

Como o índio mantém a sua cultura enquanto tenta se adaptar ao mundo urbano? Pensando na realidade atual da comunidade Kaingang, de São Leopoldo, a Oficina de Cinema produziu O Canto da Tovaca, documentário que aborda tradições, educação e a forma de sobrevivência dos aborígenes. O filme possui o objetivo de resgatar a história do primeiro povo que habitou o Brasil e promover a valorização dos seus ideais.

                                

Finalizado em fevereiro de 2016, o documentário foi realizado em parceria com os alunos de terceiro a quinto ano da Escola Comunidade Por Fi Gâ.  Erberti Sória, diretor da produção, ressalta a importância do filme para a desmistificação do contexto em que vivem hoje as tribos indígenas do Rio Grande do Sul. “Sabemos que os índios existem e constituem uma população grande, mas nós não nos relacionamos com eles”, afirma.

                                

Durante os 25 minutos do vídeo, somos introduzidos aos costumes da reserva Kaingang. Reunida, uma família apresenta o preparo da comida típica do povo. Na sala de aula, o professor ensina português e o dialeto ancião aos alunos interessados. Já o cacique José Vergueiro fala sobre a trajetória da comunidade, suas leis internas e a luta para conquistar as terras que hoje habitam. Integração com a natureza e respeito à memória dos antepassados são hábitos presentes no cotidiano dos moradores do local.

                                

Sória chama atenção para a perspectiva diferenciada do indígena em relação à vida. “Quando eu perguntei ao cacique o que era ambição, ele não sabia dizer. Era uma palavra desconhecida para ele”, conta. O professor de cinema explica que a venda de artesanatos é a principal fonte de renda da comunidade Kaingang, cujo lucro deve ser o suficiente para que a Tribo se alimente. Embora alguns membros atuem em outras atividades fora da reserva, a população não possui interesse no trabalho formal.

                                

De acordo com o cineasta, os índios e a liderança da reserva receberam o trabalho de forma positiva, pois estão em processo de abertura a novas ideias e concepções.

 Confira o documentário pelo site Vimeo, no canal da Oficina de Cinema.

2 comentários:

  1. Que resgate interessante com o depoimento deles. Parabéns Erberti!!! Parabéns Tribos em Cena!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que resgate interessante com o depoimento deles. Parabéns Erberti!!! Parabéns Tribos em Cena!!!!

    ResponderExcluir