segunda-feira, 25 de maio de 2020

Resíduos X Lixo

 Reflexão com os Tribeiros nos Encontros de Cidadania

Existe muita diferença entre lixo e resíduos.
Resíduos seco e orgânico são altamente benéficos se bem aproveitados e aqui queremos reforçar a importância de separar qualquer resíduo (orgânico e seco) para reciclar e proteger o ambiente.
Restos de alimentos cozidos, por exemplo, causam mau cheiro e contaminam ambiente por conta da sua putrefação. Não devem ser misturados com os demais orgânicos como restos de frutas, verduras e legumes utilizados na alimentação natural, pois estes tem rico aproveitamento na compostagem. E todos estes não devem ser misturados com os resíduos secos, pois assim é que se forma o LIXO.
Passamos dois exemplos de aproveitamento de resíduos orgânicos:
  1. Restos de frutas, verduras e legumes, folhas e flores, de grama, podas de jardim, serragem, casca de ovo, borra de café, etc. podem ser aproveitados na compostagem que num processo natural de decomposição vai se transformando em material rico em nutrientes a ser utilizado nas plantas. Além disso, sendo feito em uma composteira devidamente organizada resultará na aquisição de um líquido chamado ‘chorume’ que poderá ser utilizado dissolvido água como biofertilizante.
  2.  Restos de óleo de cozinha devidamente descartados e guardados em garrafa pet podem ser encaminhados para empresas que aproveitam para a confecção do  biocombustível. Mas, também, é excelente produto a ser utilizado na confecção de sabão ecológico e sabonetes artesanais.
Todos os dias são produzidos restos de alimentos, fezes de animais domésticos, papel higiênico e demais outras materiais infectados, que não podem ser aproveitados e possuem tratamento criando o lixo. É muito importante não misturarmos com os demais resíduos acima destacados, possíveis de serem reutilizados, para não criar o grave volume de materiais que lotam os aterros sanitários.

Isso é responsabilidade de todos nós.
Vamos conhecer a Lei 12305/10 que institui 
a Política Nacional de Resíduos Sólidos
https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos

Um comentário:

  1. Conhecer s diferença entre lixo e residuos é muito importante para e em quakquer ambiente.

    ResponderExcluir