quarta-feira, 26 de junho de 2019

Tribo Sementes da Sustentabilidade lança a Agenda 21


Manhã fria da quarta-feira 26/06 e os Tribeiros da Tribos em Cena / Erna Würth se reuniram para realização do Encontro de Cidadania neste mês ambiental, debatendo a organização das várias ações 
que estão compondo a Agenda 21 Escolar. Para a realização de todas elas a Tribo Sementes da Sustentabilidade se dividiu em equipes e estiveram trocando sobre como estão acontecendo. Cada equipe apresentava para os demais. São elas: 
1. sabão ecológico - está sendo aprimorada a fórmula do sabão líquido feito pelos alunos sendo realizada venda. A divulgação está sendo feita nas redes sociais, por jornal, rádio e na comunidade local através de eventos para incentivar a coleta correta do óleo de cozinha. Ao qualificar o produto visam aumentar a procura arrecadando fundos para demais projetos da escola.
A Tribo Sementes da Sustentabilidade possui um local na escola onde fica o pequeno laboratório destinado para realização desta tarefa. Todos estão responsáveis pela sua organização.
2. Horta sustentável  e composteira - a Tribo arrecadou material (pneu, madeira e tinta) e está construindo uma horta que irá decorar a escola. Já possuíam uma composteira e com apoio da cozinha irão ampliar a reciclagem do orgânico. 
3. Canto da cisterna - os Tribeiros estão organizando um espaço com paisagismo para montagem de uma cisterna para coleta da água da chuva onde poderão levar as demais turmas para verificarem o processo.
A Tribo encontrou dificuldade em plantar a árvore símbolo da cidade, pois o local escolhido apresentou pedras no solo e estão em análise do terreno para escolha do espaço para a Timbaúva.
4. Arte com Reciclados - os Tribeiros estão realizando juntamente com o Professor Marcel de Geografia um trabalho com todas as turmas da escola na realização da coleta e colagem de tampinhas na parede da sua sala de aula. Está mobilizando bastante os alunos de inclusão que, segundo o professor, estão adorando a atividade. A partir desta ação, também, iniciaram oficinas de brinquedos com reciclados e estão em debate sobre a sustentabilidade desta ação.
As práticas sustentáveis serão expostas na Feira Científica que irá acontecer em 18/07/19. A Feira Escolar está embasada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, que estão ali expostos junto ao mapa na sala de aula. A Tribo está envolvendo colegas e comunidade de todas estas formas, e pensam em aderir a ideia para manterem ações cooperativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário