terça-feira, 19 de março de 2019

Educadores em Cena, reunidos em capacitação na Petrobras Canoas

Professores entram em Cena em Agosto de 2018 para coordenar Tribeiros em suas Escolas planejando o início da 2ª Edição do Projeto em...
...Canoas          e              Esteio.
Em 14 de março/19 o Projeto Tribos em Cena reuniu em dois turnos todos educadores, num encontro de capacitação para a construção da Agenda 21 Escolar, ampliando o conhecimento técnico para se traduzirem em ações pedagógicas a partir deste semestre. A Gestora Jeane Kich da ONG Parceiros Voluntários coordenou o evento que aconteceu nas dependências da Refinaria Alberto Pasqualine e contou com a participação de representantes dos Professores, Pais e Equipes Diretivas de 14 escolas integrantes, e de sua equipe, que foram recebidos por Bianca Efrom e Fabiano Viott do setor de Relacionamento Comunitário Petrobras.
Coordenadora Jeane Kich da Parceiros Voluntários
Vários momentos foram contextualizando os acontecimentos desde a ECO 92 até o estabelecimento dos 17 novos objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) a serem implementados a partir de 2015, a fim de se definirem os passos a serem dados.
Para isto o Projeto contou com o apoio e conhecimento da Ana Maria Franchon, Relações Públicas da Petrobras, que iniciou com a explanação do histórico e das estratégias estabelecidas para o desenvolvimento sustentável e das experiências da Empresa sobre o tema em comunidades pelo Brasil.
Dando continuidade a professora Maria Inês Pacheco, Assessora Pedagógica no Projeto, realizou reflexão com a equipe de educadores sobre a relação entre a Agenda 21 e o Projeto Político Pedagógico de cada escola, uma vez que ambos possuem semelhança em suas construções participativas, podendo entrar em sintonia nos objetivos. Para isso cada Tribo buscará pelo engajamento da sua comunidade escolar na realização de, pelo menos, três ações conjuntas, alinhadas com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030. 

Itens da reflexão
Definição do movimento a ser realizado pelos Tribeiros com a comunidade.
 Um rico debate aconteceu, buscando-se antecipar possibilidades, e, sanando dúvidas, as definições foram acontecendo.
Os educadores estarão conduzindo com os Tribeiros e Equipe Diretiva as estratégias escolhidas no encontro para o estabelecimento das ações. Para isso, após o almoço oferecido na Refinaria, realizaram grupos de trabalho, debate e combinações.



Um momento de várias trocas e levantamento de estratégias de divulgação do Projeto e suas propostas, para engajamento das comunidades, que contou com orientações da Estagiária de Comunicação da ONG Parceiros Voluntários- Karla Oliveira. Ela estará acompanhando os alunos responsáveis por tais ações no Facebook e Mural nas escolas.
Para encerrar este dia intenso foram entregues as faixas das escolas pelos representantes do patrocinador e proponente do Projeto. Também os participantes foram presenteados com um mimo, e da Petrobras as escolas receberam uma coletânea das Poesia do Poeta Gaúcho Mario Quintana.


                               CMEB Vila Olimpica/Esteio                EMEF Erna Wurth/Canoas
                             CMEB Osvaldo Aranha/Esteio         EMEF Paulo Freire/Canoas
                            EEEM Miguel Lampert/Canoas      EEEF Cel.Vicente Freire/Canoas
                              CE Jussara Polidoro/Canoas               EMEF Guajuviras/Canoas
                          EEEM Caetano G. da Silva/Esteio     CE Jose Loureuro da Silva/Esteio
                             EMEF Nancy Pansera/Canoas        CMEB Flores da Cunha/Esteio
                               CMEB Eva Karnal/Esteio            EMEF Sete de Setembro/Canoas

Eis aí um encontro com muito aprendizado, troca, afetividade, gratidão e conhecimento expressados em palavras no seu encerramento. 
O Projeto Tribos em Cena é uma iniciativa da CICS/Parceiros Voluntários Canoas com o patrocínio Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário