quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Projeto Tribos em Cena 2018/2020 - Lançamento

Está no ar mais uma edição do projeto 
TRIBOS EM CENA! 
Realizado  pela CICS/Parceiros Voluntários Canoas com 15 escolas da região e patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, teve seu lançamento oficial na tarde de 25 de setembro de 2018, no Auditório A do Prédio 14 na Ulbra - Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas. Teve abertura com a Sra. Maria da Graça Galinatti Flach - Vice-Presidente Comunitária da CICS com a participação da Profª Dalva Santana, Coordenadora de Extensão da Ulbra, da Presidente do COMDICA de Canoas Adriana Rublelski, de representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação de Canoas: Patrícia Cunha e Joelma Teresinha Gomes e de Esteio: Daniela Tomaz e Wagner Chagas.
O evento foi prestigiado por representantes da Petrobras - senhores Dilermando Cunha, Fabiano Viott e Bianca Efrom. Compareceram as 9 Tribos de Canoas, 6 de Esteio,que compõem o projeto e a Tribo Kaingang Por Fi Ga, de São Leopoldo.
ESTEIO
C E José Loureiro Da Silva
Tribo dos Pampas
EEEM Caetano da Silva
Tribo Ecothanos
CMEB Eva Karnal Johann
Tribo Guardiões da Mata
CMEB Flôres da Cunha        
Tribo Fetar(forte,corajoso em Kainkang)
CMEB Vila Olímpica
Tribo Olímpica
CMEB Oswaldo Aranha
Tribo Aranha
CANOAS
E.E.E.M.Miguel Lampert                      
Tribo Tupi Lampert
E.E.E.F. Vasco da Gama
 Ecogama
Colégio Estadual Jussara Mª Polidoro 
Tribo Eco Ambiente Jupol
E.E.E.F. Cel. Vicente Freire
Tribo Gaia
EMEF Sete de Setembro
Tribo Ecosete
EMEF Erna Würth 
Tribo Sementes da Sustentabilidade
EMEF Nancy Pansera
Tribo Guardiões em Cena
EMEF Guajuviras 
Tribo Fênix
EMEF Paulo Freire
TriboNatuTudojuntoemisturado
O projeto objetiva que os alunos vivenciem os problemas socioambientais de suas cidades e adotem posturas de desenvolvimento socioambiental continuadas como etilos de vida para que todos possam ter um planeta sustentável, garantido qualidade na vida de todos, assegurando a existência digna desta e das futuras gerações. 
Foram apresentadas as ações previstas para os dois anos, pois, além de uma oportunidade concreta para melhorar a realidade social e ambiental da sua região, deixando assim o seu legado, as Tribos terão como principais atividades, durante o projeto o seguinte:
·       Oficina de Fan Page criando a página de cada escola para a divulgação de suas ações com a comunidade durante estes dois anos de projeto;
·       Visita às Nascentes e Arroios das cidades, e no Rio dos Sinos;
·       Visita técnica com barco no Rio Gravataí;
·       Visita técnica às cooperativas Cootre de Esteio e Cooarlas de Canoas;
·  Oficina de Brinquedos e Arte com Recicláveis e Sabão Ecológico nas escolas;
·       Intercâmbio com a Tribo Indígena Kaingang Por Fi Ga, de São Leopoldo, que saudou o evento através do Conselheiro Darci Rodrigues Fortes.
·       Encontros de cidadania nas escolas, criando a Agenda XXI Escolar, que visa a elaboração de ações na comunidade dentro da realidade de cada escola;
·       Atividades interdisciplinares de voluntariado e cidadania nas escolas e comunidades, ligadas aos conteúdos escolares, com apoio da equipe pedagógica;


·       Oficinas de Cinema na ULBRA que culminarão com a criação de documentários socioambientais, o que foi apresentado pela Professora Gabriela Almeida.  
O Público participou intensamente, e com muita alegria nesta tarde, que teve dinâmicas da Sra. Maria da Graça Galinatti Flach e com o Educador Ambiental Hoeslen Mauzer.


Com agradecimentos aos parceiros do projeto, imprescindíveis para tornar essa iniciativa viável: Janiz Transportes, Pansera Corretora de Seguros, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Canoas e Esteio, Ulbra, Jornal Diário de Canoas e Universo Estampa, o evento teve ainda a entrega para as escolas dos símbolos social e natural do projeto: - um filtro dos sonhos, feito pela tribo Kaingang, entregue pelo Conselheiro Darci; - uma muda da árvore símbolo das cidades, entregue por representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente: Patrícia Cunha e Joelma Teresinha Gomes de Canoas (a Timbaúva), e Daniela Tomaz e Wagner Chagas de Esteio, (o Ipê Branco).
 
O filtro dos sonhos advém da cultura indígena e conta a lenda que  tem o poder de separar os sonhos negativos dos positivos. Nosso desejo é que esta mandala sirva para inspirar a criatividade, imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos, objetivos e ações deste projeto numa linda realidade.
Sucesso Tribeiros! 
Vocês estão em cena a partir de agora!


Para acompanhar pelo facebook visite:

Nenhum comentário:

Postar um comentário