quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O Filtro e os Sonhos dos Tribeiros

O projeto Tribos em Cena acontece com 15 escolas de Canoas e Esteio/RS e também com a Tribo Kaingang Por Fi Gá de São Leopoldo no desenvolvimento de conhecimento e ações ambientais, com o Patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. 
Por ocasião de seu lançamento, em setembro de 2018, também nesta segunda edição, houve a entrega de símbolo ambiental, uma muda da árvore, e de símbolo social, o filtro dos sonhos confeccionado por integrantes da tribo.
O filtro dos sonhos é um símbolo da cultura indígena e é construído com fibras ou galhos de plantas, geralmente em formato de um círculo, onde são amarrados vários fios de linha como uma teia. Penas de aves e pedras ou contas são colocadas complementando a decoração. 
Conta a lenda que este amuleto tem o poder de purificar as energias e ampliar sabedoria e sorte. Todos temos a missão de transformar a vida no sonho que sonhamos. Para se tornar realidade devem ser lançados ao universo, sendo o filtro o responsável por segurar em sua teia as energias negativas desta comunicação, purificando a intenção e transformando o ambiente num mundo melhor. Por isso muitos usam este amuleto e sua imagem como símbolo de proteção.
As Tribos entram em Cena colocando seus filtros nas escolas divulgando sua participação no Projeto, suas intenções e ações para contribuir com seus ambientes na garantia de um mundo melhor.

Divulgamos aqui estes momentos a medida que forem realizando a ação:
1. Escola Vila Olímpica/Esteio - Tribo Olímpica

 2. Escola Vicente Freire/Canoas - Tribo Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário