sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Tribeiros exploram as riquezas socioambientais de Triunfo

No dia 14 de dezembro, alunos de Esteio e Canoas embarcaram em um passeio para Triunfo. A atividade encerra o cronograma do projeto Tribos em Cena: Desenvolvimento Sustentável com Atitude, da Parceiros Voluntários de Canoas, ocorrido no período de 2015/2016, oferecendo uma confraternização gratuita aos alunos destaque de cada uma das 15 escolas participantes.
A primeira parada da excursão foi no Shopping da Sucata, onde os jovens puderam observar as diversas formas de aproveitamento de materiais reciclados. Pauta da iniciativa social, a temática da reutilização foi trabalhada em oficinas de brinquedos e sabão ao longo do ano. Em 2015, o grupo também visitou cooperativas de reciclagem para explorar uma das soluções ao descarte de resíduos.
Seguindo para o centro da cidade, as escolas experienciaram a travessia de bote para o São Jerônimo no rio Jacuí e identificaram a biodiversidade da região. Na Praça da Igreja Matriz, desfrutaram de um almoço partilhado em forma de piquenique. Após, os estudantes também foram orientados pela guia Liane Santos, conhecendo os principais pontos históricos do município, como a casa onde nasceu Bento Gonçalves, hoje Museu Farroupilha tombado pela IPHAN, o Teatro União, 2º mais antigo do Estado, e a Prefeitura Municipal na qual ficaram hospedados Dom Pedro II e Princesa Isabel.
A programação está alinhada à proposta de Tribos em Cena, ao proporcionar para os alunos vivências que transpõem os muros escolares. Através de visitas às nascentes e rios, passeio no Barco Martim Pescador e trilha ecológica pelo Parque Imperatriz Leopoldina, o grupo vivenciou problemas socioambientais no seu cerne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário