segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Festival de encerramento do projeto Tribos em Cena 2015/2016

Mais que entretenimento, a sétima arte pode ser uma aliada do aprendizado. Com o objetivo de colocar conhecimentos socioambientais em ação, a iniciativa Tribos em Cena: Desenvolvimento Sustentável com Atitude promoveu oficinas de cinema para estudantes de Esteio e Canoas. O resultado deste trabalho foi conferido no dia oito de dezembro, quando os jovens apresentaram os filmes produzidos ao longo dos dois anos de projeto.
O festival de encerramento contou com a exibição de seis curtas-metragens, seguida pela fala dos autores sobre o processo de criação. Um corpo de jurados formado por profissionais da área e representantes de instituições apoiadoras da iniciativa foi responsável por avaliar as obras. Analisando quesitos técnicos e o emprego da temática do projeto na construção da narrativa, a bancada escolheu o filme “Assassina por Natureza” como destaque da tarde.
Mostra de curtas-metragens realizados durante o o projeto Tribos em Cena. 2016
Para chegar ao seu produto final, cada grupo participou de 60 horas de oficina. Durante as aulas receberam lições sobre roteiro, atuação, direção e manuseio de equipamentos. Os últimos encontros foram reservados às gravações. Sediado na Ulbra, o evento prestigiou e premiou o empenho de todos os envolvidos com a atividade. Estiveram presentes as escolas participantes de Tribos em Cena, bem como seus familiares.
Quando as tribos se encontram
Na ocasião ainda foi lançado o livro “Relatos e Retratos: Quando as tribos se encontram”, que busca resgatar a história e autoestima da Tribo Kaingang Por Fi Nguá, de São Leopoldo. A publicação faz um compêndio das origens, costumes e lendas da comunidade indígena, traduzindo a vivência do projeto Tribos em Cena: Desenvolvimento Sustentável com Atitude. O cacique Antonio dos Santos compareceu ao festival e articulou uma fala sobre o impacto da iniciativa para a sua reserva.
Som na lata
Integrante do projeto, o Centro de Formação Teresa Verzeri trouxe uma atração especial para o evento. O grupo musical Som na Lata foi criado em 2001, e desde então vem pesquisando diversos materiais e conhecendo diferentes timbres sonoros. Os instrumentos da banda são elaborados a partir de objetos descartados no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário