quinta-feira, 4 de junho de 2020

Educação Ambiental em cena.


"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, foi o marco para a inclusão da temática da Educação Ambiental nas discussões dos governos e sociedade, encaminhando para definição de princípios em vista da preocupação com o ecodesenvolvimento e o futuro sustentável, advindo desses debates o surgimento do neologismo 'sustentabilidade'.
Na Conferência Mundial realizada no Brasil, em 1992, nasce o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, assim como a Agenda 21, que estipula no seu capítulo 36 a ‘promoção do ensino, da conscientização e do treinamento’ para promover o engajamento da população.
Este processo histórico vem encaminhando para a ampliação da proposta que foi fortalecida pelas leis nacionais - LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. que instituiu a política nacional de educação ambiental, e a LEI Nº 12.633, DE 14 DE MAIO DE 2012 que cria o dia da Educação Ambiental, em 03 de Junho.
Desde 2015, quando foram estipulados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, certamente a promoção deste conhecimento nas escolas e na sociedade  deve ser pauta constante para a  construção do senso crítico no cidadão, no sentido da compreensão do seu papel e responsabilidade no dia a dia, contribuindo com o desenvolvimento sustentável local.
Nossos estudos se embasaram nesta crença e conteúdos levando às ações que aqui ficam registradas.



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