quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Caminhos das águas em Esteio

Com a condução da Professora Maria Inês Pacheco - Assessora Pedagógica do Projeto Tribos em Cena, e parceria da Diretora de Educação Ambiental SMMA - Professora Daniela Thomaz e da Praça CEU  - Professora Iara Pacheco, os Tribeiros participaram, nos dias 16, 19 e 25 de outubro, de um roteiro de ônibus pelos caminhos das águas da cidade, partindo de suas escolas até o Rio dos Sinos.
Esta saída a campo será apresentada aqui no blog pelos tribeiros a partir de redação, artigo ou relatório nas próximas postagens.
Primeira parada na nascente no Bairro Três Marias, em estudos para indicação de que arroio, que foi localizada recentemente em meio ao aterro e lixo. Foi limpa pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras para esta visita do Projeto.
A nascente antes e depois da limpeza. 
A Professora Daniela apresentou no mapa da cidade o trajeto a ser percorrido, e os adolescentes anotavam e fotografavam em estudos pelo ambiente, com orientação dos professores das Escolas.
A próxima parada foi próximo a Praça CEU, no bairro Liberdade, onde os arroios Esteio e Sapucaia se encontram. No caminho entre bairros os tribeiros foram visualizando espaços da cidade, suas belezas e problemas, sendo pontuado pela Professora Daniela e registrado pelos tribeiros.
Se localizando e conhecendo uma das realidades do Arroio Esteio.
Conhecendo o Arroio Sapucaia junto a Petrobrás, conhecendo a foz de um arroio - do Guajuviras, que desemboca no Sapucaia, conhecendo uma estação de tratamento de esgoto - ETE, com orientações da Professora Iara.
As professoras envolvidas
Claudia Fleck, Maiara Avila da Silva, Roberta Feijó, Joseli Silva, Fabiana Rebelatto, Mônica Pinto, Vanessa Klein, Sueli Almeida Karla Boeira.
Na praça CEU aconteceu o momento do lanche, do conhecimento do espaço e teve, num dos dias, a visita da representação da Petrobras com Bianca e Fabiano.
A última parada foi no Rio dos Sinos na altura da empresa Lansul, onde percorreram e registraram mata ciliar. 

Os Tribeiros do Ensino Médio realizaram um mutirão de limpeza na beira do Sinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário