segunda-feira, 6 de março de 2017

Entrega dos relatórios

O Projeto Tribos em Cena Edição 2015/2016 foi encerrado com a entrega, em Janeiro/2017 à Petrobras, do Relatório Final socioambiental das escolas participantes que descreve o andamento das atividades realizadas. Estaremos postando aqui um pouquinho do que cada TRIBO vivenciou/relatou sobre o seu "entrar em CENA" neste Projeto, registrando suas proposições, ações e participações como atores e autores desta história, e agentes pró-ativos na busca de um mundo melhor para todos.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Mauá:

Dois anos. Tempo que parece tão longo, mas passa tão rápido. Tempo de tentar superar obstáculos, de aprender, de refletir, de retomar, tentar de novo, de se alegrar e orgulhar das atividades bem sucedidas. 
O projeto foi apresentado na escola através do filme Pajerama, na qual deixou uma importante mensagem ambiental. O projeto teve sequência através de ações que deram sentido ao objetivo que buscavam, focando o sócio ambiental e ações interdisciplinares, como podemos exemplificar o Projeto sobre o Trânsito e sobre o Bullying, onde houve um envolvimento de toda a escola por parte dos professores e alunos...
Enfim, estamos felizes de ter tido a oportunidade de participar deste projeto tão importante, renomado e conhecido. E as marcas que estes dois anos deixaram são como sementes, que germinarão, brotarão e darão frutos em nossa sociedade.

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I, localizada no Bairro Harmonia, exerce papel fundamental em sua comunidade,... Muito mais do que transmitir conhecimentos acerca dos diferentes componentes curriculares..., a escola almeja conscientizar os alunos sobre problemas sociais...
Assim, foi de fundamental importância para os objetivos escolares a participação no Projeto Tribos em Cena. O início do Projeto na escola aconteceu com a apresentação do filme Pajerama, por meio do qual professores e alunos refletiram sobre a atual situação ambiental do nosso país e do mundo. A turma ficou bem comovida com o encontro impactante da realidade indígena e a nossa sociedade e o quanto a urbanização e "progresso" das grandes cidades fizeram com que os indígenas perdessem território, história e cultura... A partir desse debate, elaboraram propostas para serem desenvolvidas na comunidade...

Escola Estadual de Ensino Médio João XXIII:
A Escola Estadual de Ensino Médio João XXIII, através do protagonismo dos alunos da Tribo Terra Nova procurou, ao longo de dois anos, desenvolver ações que visassem a reflexão sobre a necessidade da preservação da natureza. Reflexão essa que ocorreu através de ações que almejavam a sustentabilidade do espaço escolar. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável torna-se um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação de seus recursos naturais. A discussão sobre o filme Pajerama e a nova realidade vivenciada pelo personagem indígena fez com que os alunos tivessem um novo olhar sobre os paradigmas da modernidade. Esse novo olhar contagiou também a comunidade escolar de forma que despertou o interesse pelas questões ambientais que estão diretamente ligadas a nossa realidade, essa importância expressou-se através dos encontros com a comunidade.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola:
A EMEF Governador Leonel de Moura Brizola é uma das primeiras escolas de tempo integral do município de Canoas. Com uma proposta diferenciada e alunos engajados e dispostos ao protagonismo juvenil... abraçamos com todo entusiasmo o projeto Tribos Em Cena: Desenvolvimento Sustentável com Atitude.
Ao longo desses dois anos consideramos muito significativa a contribuição do projeto para a construção da consciência social da prática de ações que promovem o exercício da cidadania. Nossa participação coincidiu com o início das atividades da nossa escola e implementação de nossa proposta pedagógica. Dessa forma, fazemos uma avaliação positiva de todas as ações desenvolvidas pelo projeto, levando em conta que todos os aspectos vivenciamos uma primeira experiência,...esse projeto vai deixar suas sementes plantadas que continuarão a crescer e se multiplicar.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Nancy Ferreira Pansera:
O grande desafio da educação na atualidade é transformar a escola em um ambiente significativo para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, e é através dos projetos Tribos nas Trilhas da Cidadania e Tribos em Cena que alcançamos esta significação. Hoje o mundo está em constante movimento e estes projetos mobilizam e direcionam os alunos a desenvolver atividades onde eles são responsáveis e atores deste movimento de transformação, ou seja, eles são os agentes ativos e multiplicadores de ações transformadoras. É a partir desta visão que percebo a importância destes projetos na nossa escola, pois através deles, muitos alunos tornam-se protagonistas de sua aprendizagem e multiplicadores de ações da não-violência, e acima de tudo, sem perder a alegria, tornam-se cidadãos conscientes do seu papel na sociedade através da participação e da força juvenil...

Colégio Estadual Marechal Rondon:
A participação no projeto Tribos em Cena abriu portas para o desenvolvimento de atividades sustentáveis e socioambientais,... despertou o interesse de outros alunos fora do projeto, sendo então introduzida na escola para que abrangesse o interesse de alunos de outras turmas, sendo possível multiplicar e discutir as questões sustentáveis... a participação no projeto permitiu novos olhares para os alunos, o levantamento dos problemas ambientais identificados nas saídas no rio dos Sinos através da embarcação Martin Pescador,... assim como a visita a usina de reciclagem, trouxe aos alunos a realidade sobre os materiais e seus processos de reciclagem, essas e outras ações do projeto contribuíram para formação de alunos mais críticos, mais reflexivos e conscientes de suas ações, estimulados a serem multiplicadores de seus conhecimentos, através de projetos que seguirão no Colégio Marechal Rondon.

Escola Luterana Comunitária São Mateus:
Cresce juntamente com a comunidade, através de apoio de parceiros como os Parceiros Voluntários e de doações de pessoas físicas, instituições privadas e contrato com a Prefeitura Municipal.
Todo projeto bem aplicado é pressuposto de trabalho efetivo para alcançar a excelência. Assim afirmo que o projeto foi um marco no desenvolvimento de nossos adolescentes na formação de cidadãos comprometidos com o futuro. Parabéns pela iniciativa.
Cumpre-nos concluir que o desenvolvimento foi por completo para o alcance dos objetivos propostos, posto o resultado obtido com a dinamização e equalização do processo de aprendizagem por elas alcançado.

Centro de Formação Teresa Verzeri de Esteio:
O Centro de Formação Teresa Verzeri de Esteio começou a fazer parte do Projeto Tribos em Cena no começo do ano de 2016... A partir de então começamos a nos equalizar nas ações...Ser autor da própria história é um desafio constante para todos nós em especial para os nossos educandos que provém de uma situação de risco e vulnerabilidade social...proporcionou à nossa Instituição um crescimento para o educador e para os educandos. Esse crescimento se percebeu a cada ação que a Tribo realizou, desde o momento do planejamento, momento esse muito importante também, pois eles aprenderam o que é um plano de ação, até o momento da ação em si. Poder proporcionar para os educandos essas vivências... e dar vez para eles me ajudarem e organizarem sozinhos as ações é muito bom para o crescimento de cada um... um processo de crescimento e protagonismo dos educandos que se engajaram em todas as ações propostas...

Escola Eva Karnal Johann:
A escola EVA KARNAL JOHANN participou deste projeto com os alunos do 8º ano durante o ano de 2015,(em 2016) no 9º ano dando continuidade ao projeto das TRIBOS EM CENA. Nossa tribo identifica-se como TRIBO EVA KARNAL. As disciplinas mais envolvidas foram Ciências e Português.
A direção da escola Eva Karnal Johann se propôs a participar de forma efetiva incentivando sua Tribo nas ações pertinentes e transformadoras para melhorar a qualidade do outro, como também estimular os alunos em participações como protagonistas de ações de qualidade humanitária em prol de grupos e comunidades necessitadas.

Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha:
Acreditamos que este projeto seja algo muito positivo, já que ocupa os jovens que muitas vezes não possuem oportunidade de vivenciar momentos diferentes e que agreguem valores aos mesmos. Sendo um projeto de conscientização sócio ambiental de teorias e práticas, oportunizando vivências e sentimentos únicos.
Este projeto proporcionou trocas de informações e aprendizagens significativas entre os alunos e a comunidade, destacando as aulas de Ciências como o principal mediador das atividades... (com) Alunos do 8º Ano C (2015) e 2016 no 9º ano...Vimos como uma oportunidade não só para os alunos, mas para a escola no todo. Participar do projeto foi de grande satisfação já que tivemos atividades não só teóricas, mas práticas, onde aumentamos nossos conhecimentos e vivências, envolvendo assim toda a comunidade escolar...

Centro Municipal de Educação Básica Paulo Freire:
Educar com comprometimento, respeito e liberdade, valorizando as diferenças, são as ideias cultivadas em nossa instituição para que a responsabilidade se faça presente na vida pessoal de nossos alunos. A direção da escola acredita que estes projetos fazem muita diferença na formação de cidadãos conscientes por este motivo apoia e se engaja para que nossas crianças tenham todo incentivo que precisam para tornarem-se protagonistas... A Temática do projeto contribuiu muito para as turmas, pois o tema meio ambiente e sustentabilidade já faz parte do currículo da escola, entretanto veio a complementar e enriquecer o trabalho.
Todas as saídas pedagógicas foram muito significativas... Os encontros de cidadania também contribuíram muito com os debates que proporcionaram aos alunos refletirem sobre os diversos assuntos que englobavam a temática do projeto.

Centro Municipal de Educação Básica Trindade:
Este projeto foi desenvolvido durante dois anos no CMEB Trindade/Esteio pela turma do segundo ano (2015), terceiro ano (2016).
Acreditamos que a escola deve fazer cada vez mais parcerias para que os alunos tenham acesso à atividades diferenciadas e diversificadas...Neste projeto foram trabalhados todas as áreas do conhecimento...e atividades do programa Jr. Achievement - Nosso Planeta, Nossa Casa... Este projeto foi muito importante e proporcionou para nossos alunos várias vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário