Acredita-se que através da participação das crianças e jovens
na resolução de problemas da sociedade possibilita a educação para a solidariedade, desenvolvendo diferentes formas do seu aprender:
aprender a ser, aprender a conviver,
aprender a conhecer e aprender a fazer,
buscando um desenvolvimento verdadeiramente humano,
promovendo autonomias individuais,
comunitárias e sentimento de pertencimento.
Projeto Tribos em Cena
Os Encontros de Cidadania são realizados pela Coordenação e Pedagoga do Projeto com os Tribeiros, com acompanhamento e apoio do Professor de referência, com o objetivo de estimular o Protagonismo Juvenil, para informar, escutar, debater e estimular a reflexão crítica dos adolescentes perante a realidade socioambiental que vislumbram em seu meio, e sobre o que identificaram nas saídas a campo, principalmente em relação as questões das águas, o destino incorreto dos resíduos, relacionando com o ambiente social, conteúdos escolares e as datas comemorativas anual. A partir das considerações e experiências, são instigados a desenvolver ações para minimizar os problemas socioambientais encontrados, de acordo com a realidade local.
Esses encontros ocorrem nas 15 escolas, conforme calendário combinado com as comunidades. A partir deles há o acompanhamento das iniciativas dos Tribeiros, fornecendo apoio nos estudos e ações de transformação, relatórios, nas proposições, divulgações na comunidade e criações.