A proposta da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) é o Protagonismo Juvenil na Educação colocando
o estudante como agente ativo, movimentando seu próprio conhecimento. Este documento normativo é referência na elaboração de
propostas pedagógicas com metodologias que incentivem os jovens a se
envolverem com temas de estudos, identificando problemas, compreendendo
conceitos, propondo soluções, trocando com os colegas, fortalecendo
argumentação, registrando, sistematizando conhecimentos.
A
primeira saída a campo do projeto é no caminho das águas nas cidades de Esteio e Canoas, uma
contribuição do Projeto Tribos em Cena nas aprendizagens escolares levando os
alunos a visualizarem conteúdos geográficos, biológicos e históricos, buscando
seu engajamento e participação nos desafios da comunidade local para a
construção da Agenda 21 Escolar. Estudos prévios foram encaminhados através do acesso aos mapas do Comitesinos das cidades.
A saída de estudos aconteceu entre os dias 16 e 25 de outubro de 2018 com a seguinte trajetória: Saída de ônibus das escolas para percorrerem o trajeto das águas com três paradas, observando o seguinte:
1. Na nascente – visualizarem e catalogarem as condições em que brotam as águas, suas condições naturais e interferência do meio, quais sejam – o tipo de nascente, a sua posição e características do espaço, a presença de vegetação original, a fauna presente e sua localização na bacia hidrográfica em que está inserida, presença de resíduos e tipos de materiais. A não preservação da nascente provoca seu desaparecimento. Identificar e classificar nascentes são cruciais para entender sua real importância para a manutenção da vida, bem como para a comunidade no seu entorno. Para isso é importante verificar se a forma de relação e desenvolvimento é sustentável na garantia da qualidade ambiental;
2. Nos Arroios - Sapucaia/Esteio/Araçá – visualização para levantarem as condições naturais e suas alterações no entorno; situação em relação às águas, a flora |(mata ciliar, o que é?) e fauna presentes, o saneamento (o que é?), a poluição típica local e condições para a saúde pública; relações socioambientais e ações de degradação e revitalização; presença de resíduos e tipos de materiais, etc...
3. No Rio dos Sinos – observar o acesso, tipo de terreno, presença de erosão e assoreamento, presença de atividade humana, da fauna, flora, tipos de poluição, presença de resíduos e tipos de materiais, atividade econômica detectada, condições da água, etc...
As
Tribos terão novas vivências no ano de 2019 reforçando conhecimentos e
experiências para a construção da Agenda 21 Escolar. Para apreender o
conteúdo verificado nesta saída a campo encaminhou-se a proposta de construção de uma redação, artigo ou relatório, realizado conjuntamente pelos Tribeiros, a ser serem publicados aqui no Blog do Projeto em Dezembro/18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário