O Projeto
TRIBOS EM CENA: desenvolvimento sustentável com atitude é fruto de uma
construção coletiva da Parceiros Voluntários de Canoas e Esteio com alunos,
professores e a Tribo Kaingang Por Fi Nguá. Trata-se de uma proposta de
intervenção social que contribui para o desenvolvimento sustentável de Canoas,
Esteio e Região, a partir do apoio à formação social, ambiental e cultural de
crianças, adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e de jovens
índios, por meio de encontros destas diferentes culturas, de conhecimentos das
belezas ambientais, bem como dos espaços de degradação, recebendo capacitações
para o desenvolvimento do raciocínio crítico da realidade socioambiental,
possibilitando que se reconheçam como protagonistas da sociedade que idealizam.
A proponente
da Iniciativa é a CICS – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas,
sendo o Projeto executado pelo seu setor de responsabilidade social, a
Parceiros Voluntários de Canoas. Os participantes do projeto são oriundos da
Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania, ação que é desenvolvida pela
ONG Parceiros Voluntários junto às escolas, desde 2004, que visa desenvolver o
protagonismo juvenil de crianças, adolescentes e jovens, tendo como trilhas a
cultura, meio ambiente e a educação para a paz.
Quando os
professores e alunos foram convidados a pensar nas propostas em suas escolas e
na possibilidade de um novo projeto, alegaram a dificuldade de promover uma
cultura de mudanças frente a responsabilidade socioambiental, uma vez que os
alunos se envolvem nas ações sociais e ambientais dentro das escolas, mas fora
delas, mudam suas posturas, descartando lixo nas ruas ou em outros ambientes
incorretos, não fazendo a reciclagem de materiais, comprando e descartando
produtos a sem a reflexão do impacto na natureza para a produção, jogam lixo
nos rios, utilizam energias como se elas nunca acabassem, preferem uma máquina
descartável que consome energia à uma atividade física ou brinquedo durável
etc. Essas atitudes, segundo os professores, contribuem para o grave problema
socioambiental que as duas cidades vem enfrentando, sobretudo com a questão do
descarte incorreto de tanto material substituído e simplesmente deixado em
lotes vagos ou esquinas que são carregados pelas enchentes após serem
infestados de bactérias e demais pragas urbanas que desequilibram o ecossistema.
Existe,
portanto, a necessidade de uma sensibilização maior entre as crianças e
adolescentes no sentido de entenderem e visualizarem a essência do problema,
para posteriormente, mobilizarem, de forma coletiva, familiares, amigos e
vizinhos, para que adotem posturas de desenvolvimentos socioambientais
continuadas como etilos de vida para que todos possam ter um planeta saudável,
com uma comunidade saudável, garantido qualidade na vida de todos, assegurando
a existência digna desta e das futuras gerações.
Nessa
perspectiva, surge o projeto TRIBOS EM CENA, como uma alternativa de ir além
dos muros escolares, abrindo seus horizontes e permitindo que os alunos
vivenciem os problemas socioambientais no seu cerne e se mobilizem para a ação
concreta enfrentando, de acordo com seus potenciais, limites e grau de
mobilização para a resolução, os reais problemas sociais e ambientais de Canoas
e Esteio.
Esta proposta
nasceu quando uma das escolas participantes da Ação Tribos apresentou a
proposta de trabalhar com a Tribo Kangang já conhecida pela mesma, em conjunto
com outras escolas de forma sistemática e continuada, haja vista que após uma
visita, obteve excelentes resultados com seus alunos. Tendo esta Rede de
Escolas que já se encontrava junto às Unidades da Parceiros Voluntários que se
sediam junto à ACISE-Esteio e CICS- Canoas, aceitado a proposta,decidiram,
então, formular o presente Projeto em
que os alunos participantes do projeto
terão a oportunidade de resgatar a sua história, confrontar crenças e
conhecimentos, passando a respeitar os ideais do primeiro povo que habitou o
Brasil e que luta para se manter vivo, que cultiva a terra e dela tira seu
alimento, se utiliza da água, mas cuida de suas nascentes, pois sabe que dela
depende a sua sobrevivência.
Além da
vivência e aprendizado junto aos índios sobre seus costumes e formas de
sociedade, também aprenderão sobre seus artesanatos, linguagem, alimentação,
danças, lendas e histórias. Também na primeira etapa, conhecerão nascentes e
rios, com espaços em degradação, farão o passeio no Barco Martim Pescador e
conhecerão cooperativas de reciclagem.
Em um segundo
momento, criarão seus blogs como espaço de expressão, acompanhados pelos
professores em sala de aula e pela equipe do projeto que promoverá os
“Encontros de Cidadania” durante toda a iniciativa. Também participarão de
oficinas de sabão e brinquedos ecológicos e oficinas de cinema que culminarão
com a criação de curta metragens sobre a temática socioambiental, que serão
apresentados no festival de encerramento do projeto.
Adolescentes
e jovens Kaingang também poderão participar das oficinas e terão a oportunidade
de criar um documentário da tribo, resgatando e apresentando sua história que
não possui nenhum registro documental até o momento. Também será editado um
livro para a Tribo. Assim, delimitou-se que o público participante da proposta
será de 450 alunos de escolas públicas, sendo 10 de Canoas e 5 de Esteio e
também os 210 índios da Tribo Kaingang.
Outro
diferencial do projeto é que não se trata de uma proposta fechada, uma vez que,
os alunos serão estimulados a pensarem ações de acordo com a problemática
socioambiental que vivenciam. Como resultado, espera-se que sejam realizadas,
pelo menos, 46 ações, bem como uma ação coletiva das escolas em prol da tribo.
Como os alunos participarão por 2 anos da iniciativa, almeja-se a formação de
multiplicadores que, de fato sejam potenciais transformadores da realidade
socioambiental de sua comunidade.
Assim, nossas
TRIBOS poderão entrar em CENA, percebendo que podem ser atores e autores de
suas histórias, tornando-se agentes pró-ativos, acreditando que podem ser
partes das soluções e não dos problemas, criando, de fato, um mundo melhor para
todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário