quinta-feira, 28 de maio de 2020

Resíduos secos e seu valor

O percentual de recolhimento dos materiais secos pelos galpões de reciclagem ainda é baixíssimo em relação ao consumo e a produção. É muito importante a conscientização, o correto descarde e encaminhamento.  

Aqui a professora Maria Inês Pacheco conta um pouquinho do que foram as aprendizagens dos Tribeiros sobre as etapas do processo e reciclagem:
descarte, coleta, triagem e venda dos materiais.

Vídeo aulas Cine Diversidade


Com o distanciamento social de 2020 as quatro aulas faltantes para encerramento do curso de cinema das turmas finais do Cine Diversidade não puderam acontecer na ULBRA e foram transformadas em vídeos aulas disponibilidadas no canal do youtube, podendo ser acompanhada por todos.

1ª aula
Ministrada por Erberti Gonçalves.


2ª aula

3ª aula

Última aula


segunda-feira, 25 de maio de 2020

Sabão Ecológico - reciclando e cuidando da sua saúde e do Planeta

Atenção -  o óleo em geral contamina água, solo e atmosfera.
1 litro de óleo de cozinha pode contaminar cerca de 20 mil litros de água.

A oficina de Sabão Ecológico tem por objetivo o conhecimento, experimentação e
 transformação do óleo de cozinha usado em um produto altamente benéfico, pois, além de ser um material que não agride a pele e a natureza, 
se trata de algo muito simples de fazer. 

Assista aqui:

1. representantes da Tribo Tudo Junto e Misturado da Escola Municipal Paulo Freire/Canoas como eles fazem o seu sabão.

2. Representantes da Tribo Gaia da Escola Municipal Vicente Freire/Canoas apresentando a sua forma de fazer o sabão.

3. Oficineira Senilda Oliveira, parceira do Projeto Tribos em Cena, apresenta sua receita de sabão ecológico.

Resíduos X Lixo

 Reflexão com os Tribeiros nos Encontros de Cidadania

Existe muita diferença entre lixo e resíduos.
Resíduos seco e orgânico são altamente benéficos se bem aproveitados e aqui queremos reforçar a importância de separar qualquer resíduo (orgânico e seco) para reciclar e proteger o ambiente.
Restos de alimentos cozidos, por exemplo, causam mau cheiro e contaminam ambiente por conta da sua putrefação. Não devem ser misturados com os demais orgânicos como restos de frutas, verduras e legumes utilizados na alimentação natural, pois estes tem rico aproveitamento na compostagem. E todos estes não devem ser misturados com os resíduos secos, pois assim é que se forma o LIXO.
Passamos dois exemplos de aproveitamento de resíduos orgânicos:
  1. Restos de frutas, verduras e legumes, folhas e flores, de grama, podas de jardim, serragem, casca de ovo, borra de café, etc. podem ser aproveitados na compostagem que num processo natural de decomposição vai se transformando em material rico em nutrientes a ser utilizado nas plantas. Além disso, sendo feito em uma composteira devidamente organizada resultará na aquisição de um líquido chamado ‘chorume’ que poderá ser utilizado dissolvido água como biofertilizante.
  2.  Restos de óleo de cozinha devidamente descartados e guardados em garrafa pet podem ser encaminhados para empresas que aproveitam para a confecção do  biocombustível. Mas, também, é excelente produto a ser utilizado na confecção de sabão ecológico e sabonetes artesanais.
Todos os dias são produzidos restos de alimentos, fezes de animais domésticos, papel higiênico e demais outras materiais infectados, que não podem ser aproveitados e possuem tratamento criando o lixo. É muito importante não misturarmos com os demais resíduos acima destacados, possíveis de serem reutilizados, para não criar o grave volume de materiais que lotam os aterros sanitários.

Isso é responsabilidade de todos nós.
Vamos conhecer a Lei 12305/10 que institui 
a Política Nacional de Resíduos Sólidos
https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos

Informativo Tribos em Cena VII

INFORMATIVO 7

O Informativo de n° 7 apresenta as alterações do Projeto devido a Pandemia e como serão as ações até seu encerramento.

Para conferir, é só clicar na imagem.



Responsável: Setor de Comunicação da PV Canoas
Estudante de Jornalismo ULBRA -  Andressa Flores Miranda

Tribos em Cena ganha Canal no YouTube


Devido ao quadro de pandemia do COVID 19, sendo decretado estado de Calamidade Pública, suspendendo as aulas de toda a rede pública por tempo indeterminado, bem como a recomendação do Ministério da Saúde de isolamento voluntário de indivíduos, mesmo que assintomático, foi aprovado pela Petrobras a solicitação da CICS Canoas/Parceiros Voluntários, em 18 de Maio de 2020, a alteração no modo de execução das atividades do projeto Tribos em Cena.
Todas as atividades foram previstas de forma presencial, e as escolas estando com as suas aulas suspensas, sem previsão de retorno e, quando isto ocorrer, poderá acontecer de forma gradual, a Parceiros Voluntários propõe-se a realizar ações online junto com os Tribeiros, encerrando o Projeto conforme programado.
Para tanto foi criado o Canal no YouTube que leva o nome do Projeto onde estão sendo colocadas todas as ações reprogramadas conforme proposta, uma vez que todas as atividades previstas até o momento da pandemia foram realizadas com êxito.

O primeiro vídeo do canal segue abaixo com a Coordenadora Executiva Jeane Kich apresentando as mudanças previstas.

Tribos em Cena em tempo de Pandemia

Em 26 de fevereiro de 2020 o Corona Vírus, causador do COVID-19 iniciado na China, chega ao Brasil com casos surgindo em São Paulo. 
Em 11 de março, enquanto professores do Projeto Tribos em Cena se preparavam para realizar as ações finais no semestre, a Organização Mundial da Saúde - OMS declara a pandemia do vírus, se disseminando em grande quantidade de casos, em todos os Continentes. No Brasil medidas do enfrentamento da emergência já estavam sendo tomadas, porém na semana de 16 de março inicia o isolamento social adotado também no Rio Grande do Sul, reforçado pela Medida Provisória MPV 926 de 20/03/20. 
As aulas nas escolas do Projeto foram sendo suspensas como medida de prevenção e contenção da doença, refletindo, também, no projeto.
Neste período o Tribos em Cena ficou no aguardo dos acontecimentos, e conjuntamente os Tribeiros reforçaram nas suas páginas nas redes sociais as medidas preventivas.
No dia Mundial da Água - 22 de Março - houve a divulgação da campanha da Petrobras reforçando a importância de lavar muito bem as mãos.
"Vamos juntos transformar este "Dia Mundial da Água" 
em "Dia Mundial da Água e Sabão. Veja aqui:


Pelo Dia do Ìndio em 19 de Abril







Reunião com Professores 2020


Em março/20, retomando o projeto após as férias escolares, foi realizado o encontro com os professores de referência das Tribos nas suas cidades, para organização do seu último semestre. 
Em Esteio - 12 de Março na Praça CEU


Em Canoas - 11 de Março na Escola Guajuviras

De início foi realizada uma reflexão com avaliação da caminhada, abordando os ODSs - Objetivos do Desenvolvimento Sustentabilidade - confirmando as ações da Agenda em andamento nas escolas. Por fim foram realizadas combinações  e encaminhamentos para as atividades programadas no calendário do semestre e evento final previsto para Junho/20. Em conjunto realizaram combinações e agendamento das datas para realização das ações e verificaram o necessário para o andamento do processo.