quinta-feira, 30 de maio de 2019

Agenda 21, ODS e Agenda 2030

Vem aí Junho, o mês pela preservação ambiental e o dia 05/06  é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas pelo Meio Ambiente, que ocorreu neste período.

O Projeto Tribos em Cena movimenta o conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável, esta é uma busca iniciada após as preocupações lançadas no final do Século passado.

Adolescentes das 15 escolas participantes, em Esteio e Canoas, estão estudando, pesquisando, debatendo e mobilizando suas comunidades.
Aguardemos o que vem por aí.

Participe de nossa enquete!?


Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92, aconteceu no Brasil em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, abrindo a discussão para garantir às gerações futuras o direito e a promoção do desenvolvimento sustentável, com foco nos seres humanos e na proteção do meio ambiente como partes fundamentais desse processo. 
Agenda 21 foi adotada como a primeira carta de intenções para promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI. 
20 anos depois, na Conferência Rio+20, o documento “O Futuro que Queremos” lança as bases de um processo intergovernamental abrangente e transparente, aberto a todas as partes interessadas, para a promoção de objetivos para o desenvolvimento sustentável e deu início ao processo de consulta global para a construção de um conjunto de objetivos universais de desenvolvimento sustentável para além de 2015. 
O documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotado pela ONU em 2015 é um guia e um plano de ação para todas as pessoas e o planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.  São 17 Objetivos integrados em três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. 
Para saber mais - Fonte/http://www.agenda2030.org.br/sobre/

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O encontro das Tribos em 2019

Nos dias 29 e 30 de abril aconteceram as saídas para a aldeia indígena Kaingang em São Leopoldo, conforme programação do Projeto, pelas comemorações do Dia do Índio - 19 de abril. 
Marca a reunião da Tribo Por Fi Gá com as 15 Tribos Escolares e a Parceiros Voluntários no compartilhamento de experiências e conhecimentos.Foram vários momentos marcantes e de bela integração em três turnos.
1. Acolhida do Cacique Josué Kanhero  e palestra de Antonio Santos, que foi o Cacique que esteve a frente da Tribo até o ano anterior. 
(para aumentar as fotos clic nelas)
A Tribo Fênix da Escola Guajuviras entregou um quadro com a foto da Tribo ao palestrante.

2. Lançamento 2019 do Livro Relatos e Retratos - Quando as Tribos se encontram, sendo a entrega para representantes da Petrobras e das Tribos realizada por um dos autores, o historiador Demétrio Leite. O livro foi escrito durante a realização da primeira edição do projeto que aconteceu nos anos de 2015 e 2016.

3. Apresentação de dança pelos jovens kaingangs caracterizados.

4. Trilha até a nascente da reserva com bênção indígena.

5. A exposição de artesanatos


Juntamente com o livro cada tribo levou consigo  um pouco de conhecimento sobre os indígenas, sobre a cultura deles, o artesanato, a dança, o ambiente em que estão inseridos hoje... Um pouco do que é realmente ser índio.


O Tribos em Cena é um Projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental